domingo, 21 de setembro de 2008

Curiosidades sobre o filme O EXORCISTA


- O Exorcista foi o primeiro e único filme de terror a ser indicado ao Oscar de melhor filme.
- O diretor John Boorman chegou a se oferecer para dirigir O Exorcista, mas posteriormente desistiu do projeto, por considerar a história cruel demais. Ele, entretanto, aceitou dirigir O Exorcista II
- O Herege, lançado 4 anos depois.
- A atriz Ellen Burstyn aceitou atuar em O Exorcista estabelecendo uma única condição: que sua personagem não dissesse a frase "I believe in the devil!" ("Eu acredito no demônio!"), contida no roteiro original. Os produtores atenderam o pedido e esta frase foi omitida da história.
- As atrizes Jane Fonda e Shirley MacLaine chegaram a ser sondadas sobre a possibilidade de interpretarem a personagem Chris MacNeil em O Exorcista.
- Eventualmente, o diretor William Friedkin consultava o Reverendo Thomas Birmingham sobre a possibilidade de exorcizar o set de filmagens. Em todas as vezes, o reverendo recusou o pedido, dizendo que isto causaria ainda mais ansiedade no elenco. Mas por diversas vezes ele visitou os sets para benzê-los e tranquilizar o elenco.
- O quarto onde grande parte do filme foi rodada teve que ser constantemente refrigerado, para que se pudesse capturar com exatidão a respiração gélida dos atores. Para tanto, foram usados 4 aparelhos de ar condicionado, todos ligados simultanemente.
- Na sequência em que a personagem de Ellen Burstyn é arremessada para longe, por sua filha com possessão demoníaca, Burstyn bateu violentamente com o coccix contra a cama e gritou de dor no mesmo instante. Esta cena foi filmada e está em O Exorcista.
- Inicialmente, a voz do demônio seria da própria Linda Blair. Entretanto, após 150 horas de trabalho em cima do som do filme, o diretor William Friedkin resolveu substituí-la pela voz de Mercedes McCambridge que, para fazer a voz do demônio, se comeu ovos crus, tomou muito álcool e fumou diversos cigarros.
- A atriz Mercedes McCambridge chegou a processar a Warner Bros., para que seu nome como a dona da voz do demônio entrasse nos créditos de O Exorcista.
- O endereço do apartamento mostrado em O Exorcista foi anteriormente habitado pelo autor do livro em que o filme foi baseado, William Peter Blatty, quando este era apenas um estudade da Georgetown University.
- Durante as filmagens, 8 pessoas da produção morreram de forma não-explicada. - Foi relançado nos cinemas americanos em 2000, com uma nova cópia, som digital e 11 minutos de cenas extras inseridas ao longo do filme.
- O Exorcista é o primeiro de uma série de quatro filmes baseados nos personagens. Os demais foram O Exorcista II - O Herege (1977), O Exorcista III (1990) e O Exorcista 4 (2004).

A história relatada no livro de 1971, de William Peter Blatty, e recontada em filme dois anos após, com grande sucesso de público e crítica é praticamente do conhecimento de todos. O que poucos realmente sabem é que, por trás de toda a ficção do relato, há um fundo histórico verdadeiro. Segundo consta, Blatty (na época estudante da Universidade de Georgetown, em Washington, DC), leu um artigo publicado no Washington Post em 20 de agosto de 1949, relatando um exorcismo de um garoto de 14 anos ocorrido em Mount Rainier, no estado de Maryland, subúrbio de Washington, DC.

É esta história real, ou pelo menos o que sabe sobre ela, que tentaremos resumir nestas linhas. O garoto, que iremos chamar de Robert Mannheim (pois não se conhece seu verdadeiro nome), viveu uma vida normal até que sua tia Harriet morreu. Deprimido, Robert tentou contatá-la utilizando uma Mesa Ouija (no Brasil temos uma variante deste "jogo" em que se utiliza um copo, ou algo parecido, e letras desenhadas em círculos, onde supostamente os espíritos nos dão respostas), pois ele e sua tia haviam passado horas tentando contatar os mortos quando ela estava viva. Logo após, estranhos ruídos passaram a ser ouvidos na casa de Robert. Mais tarde, tudo tornou-se mais aterrador quando o garoto passou a assumir uma personalidade "demoníaca",

3 comentários:

Wagner L. Moreno on 22 de setembro de 2008 às 14:41 disse...

uma historia forte e com muita curiosidade... mto bom!

http://infocasa.blogspot.com/

Murillo Leal Humorista on 24 de setembro de 2008 às 15:01 disse...

eu particularente acho muita graça em filme de terror!!

mas esse ai num e pra rir não!

eu não teno medo de espíritos essas coisas..!
mas o unico filme que me assua é o "Meggido" muito bom caa assiti!

http://murilloleal.blogspot.com/

Anônimo disse...

poow... essa é a história do filme "Possuído pelo Demônio"...
huahuahuahua

 

Copyright 2008 All Rights Reserved | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner